terça-feira, 3 de abril de 2012

Cap 1: O que é RPG?!

Que jogo é esse?
RPG é um jogo de contar histórias. Histórias exigem personagens. Por isso você e um grupo de amigos
controlam, cada um, um personagem. É como um teatro de improviso, como uma brincadeira de policial e bandido,
mas com regras. Os jogadores dizem o que desejam fazer, e então rolam dados para descobrir se conseguiram. As
decisões dos jogadores controlam as ações dos personagens e mudam a história, cujo final pode ser bom ou ruim.
Ao contrário de um videogame ou jogo de tabuleiro, tudo em 3D&T acontece na imaginação dos jogadores. Então, o
único limite para o que acontece em uma sessão de jogo é a criatividade dos jogadores e do mestre.
O mestre é um jogador especial. Comparando uma partida de 3D&T a um filme, o mestre funciona como
uma mistura de diretor e designer de efeitos especiais. Ele decide o que acontece dentro do ambiente do jogo, como
uma porta abrindo sozinha ou uma nave alien aterrissando. Ele também interpreta os monstros e os personagens
que não são controlados pelos jogadores.
O mestre aplica as regras, decidindo as conseqüências das ações do personagem, e funciona como coroteirista
junto com os jogadores. Sim, porque — ao contrário de um filme, onde todos os acontecimentos já estão
determinados e nunca mudam — em 3D&T a história é apenas vagamente inventada pelo mestre. Ela pode ser
alterada por tudo que os personagens fazem. Esse esforço de criatividade conjunta é o que faz este jogo tão divertido.
E embora usemos o termo “jogo” constantemente (mais por falta de um substituto adequado que por vontade), aqui
não existe um único vencedor. Todos trabalham em prol de um único objetivo: a diversão.
E isso pode até parecer piegas, mas, quando todo mundo se diverte, todos ganham.
A Construção do Personagem
Grande parte da diversão no RPG está justamente em inventar seu próprio herói. A seguir você vai
aprender regras sobre como usar números e jogadas de dados para construir um personagem - mas é você quem
vai fornecer o material mais importante: sua imaginação. Qualquer um pode fazer contas e preencher uma ficha com
informações, mas isso não basta para ter um personagem interessante.
A primeira coisa a fazer é escolher um conceito, uma idéia básica. O que seu personagem vai ser? Um
guerreiro bárbaro com um machado mágico e uma pele de pantera jogada sobre os ombros? Um feiticeiro caçador
de vampiros? Um lutador de rua em busca de vingança? Um ninja biônico combatente do crime? Você pode ser tudo
isso e qualquer outra coisa que imaginar.
A Ficha de Personagem
Na última página deste livro há um formulário. É a Ficha de Personagem — cada jogador precisa de uma.
NÃO escreva na Ficha original! Faça fotocópias, ou apenas anote as informações em papel separado.
A Ficha funciona como um registro das coisas que seu personagem consegue fazer. Essas informações
serão importantes no jogo: você vai precisar ter a Ficha sempre por perto durante a aventura. Você tem liberdade para preencher a Ficha como desejar, mas sem que isso ultrapasse o limite de pontos.
Características
As Características são as informações mais importantes sobre seu personagem - são números que
dizem como ele é. Quanto mais altas, mais poderoso ele será. Elas variam de 0 a 5 mas certos personagens e
criaturas poderosas podem ter Características mais altas.
As Características são: Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo. Elas também podem
aparecer abreviadas como F, H, R, A e PdF, respectivamente. Pessoas normais quase sempre têm 0 em todas essas
Características; um valor 1 corresponde ao máximo possível para "humanos normais". Qualquer valor acima de 1 já é
considerado heróico ou sobre-humano - o que é muito comum em aventuras de 3D&T.; Quando você constrói um
personagem, cada ponto compra um ponto de Característica. Você pode, por exemplo, usar 6 pontos para comprar
Força 2, Habilidade 2, Resistência 1, Armadura 1 e Poder de Fogo 0 (2+2+1+1+0=6).
Um personagem recém-criado nunca pode ter nenhuma Característica maior que 5, não importa
quantos pontos ele tenha para gastar.
Vantagens e Desvantagens
As Vantagens são poderes ou habilidades especiais que cada personagem tem. Desvantagens são suas
fraquezas, coisas que atrapalham seu desempenho. Cada personagem tem seu próprio conjunto de Vantagens e
Desvantagens. Você vai encontrar nas próximas páginas uma longa lista contendo várias Vantagens e Desvantagens.
Vantagens são compradas com pontos.
Em vez de gastar todos os pontos em Características, você pode guardar alguns para ter coisas como um
Aliado, um Ataque Especial, Invisibilidade e outras coisas. Cada uma tem seu próprio custo, geralmente 1 ou 2
pontos. Você pode comprar quantas Vantagens quiser, se puder pagar por elas.
Você também pode pegar Desvantagens, para ganhar pontos. Cada Desvantagem dá 1, 2, 3 ou até 4
pontos extras para gastar com Características ou Vantagens.
Toques Finais
Agora que o personagem está quase pronto, pare e examine tudo. Suas Características, Vantagens e
Desvantagens combinam com o conceito que você escolheu? Se ele é um cavaleiro de armadura, então por que sabe
lidar com Medicina? Se é um guerreiro-robô, como pode ter Telepatia? Qual a origem de seu Poder de Fogo: raios,
facas, flechas ou alguma outra coisa?
Não estamos dizendo que seja proibido fazer coisas assim - os games e anime estão repletos de
personagens com poderes e habilidades absurdas! Mas será sempre mais interessante se houver um motivo para
sua existência. Apenas costurar um monte de poderes pode resultar em um personagem jogador, mas não em um
BOM personagem.
Pense em videogames. Quando joga um game de luta, você é daqueles que sempre escolhe o lutador
mais poderoso e apelativo para chegar mais facilmente ao final? Ou será que escolhe aquele com o visual mais
radical, os golpes mais impressionantes, ou a pose de vitória mais engraçada? Entende onde queremos chegar?
Um personagem fica mais interessante quando tem uma história, um passado - de preferência algo que
explique como ganhou seus poderes. Neste ponto você deve amarrar o conceito inicial com as Vantagens e
Desvantagens. Se ele tem um Aliado ou Mestre, quem é ele? Como funciona seu Ataque Especial? Quem é seu
Patrono? Porque seu Inimigo o odeia?

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