terça-feira, 3 de abril de 2012

Cap 7: Perícias

Nem sempre a Power-Bazuca resolve tudo. Nem sempre o problema é apenas reduzir
a barra de energia do adversário. Sim, é estranho, mas é verdade!
3D&T é um jogo de RPG genérico. Embora seus temas principais sejam combates
épicos contra monstros e torneios entre os melhores lutadores do mundo, ele pode acomodar
qualquer gênero e cenário — fantasia medieval, horror, ficção científica e qualquer outro. Em
alguns casos, contudo, os personagens podem precisar de um pouco mais de realismo.
Perícias são parte desse realismo. Em aventuras do tipo “heróis detonando inimigos
o dia todo” os personagens não precisam de outras habilidades — mas, em outros gêneros,
aventureiros não sabem apenas lutar. Eles são cientistas, espiões, detetives, médicos... ou
seja, possuem outras capacidades.
Lutar continua sendo a principal habilidade para um personagem de 3D&T. Seu poder
de combate é definido por suas características, vantagens e desvantagens. As perícias são
opcionais; nenhum personagem precisa tê-las. Mas você pode, se quiser, comprar muitas
perícias, reduzindo seu poder de combate para poder fazer outras coisas.
As perícias podem ser usadas de uma forma mais “cinematográfica” (qualquer
personagem pode ser um grande expert pagando poucos pontos); ou mais dura e realista
(possuir muitos conhecimentos custará muitos pontos). Dessa forma o mestre pode
controlar o realismo em sua campanha.
Existem onze perícias: Animais, Arte, Ciência, Crime, Esporte, Idiomas, Investigação,
Máquinas, Medicina, Manipulação, Sobrevivência. Na maioria dos mundos, qualquer habilidade
ou conhecimento se encaixa em pelo menos um destes grupos.
Todas as perícias custam 2 pontos cada.
Animais
Você sabe cuidar de animais e tratar de seus ferimentos,
evitar animais perigosos, e até domar animais selvagens (mas
se deseja ter um animal treinado, vai precisar também da
vantagem Aliado). Em mundos de fantasia, esta perícia também
permite falar a língua dos animais. A critério do mestre,
a perícia também pode se aplicar a monstros e outras criaturas
fantásticas.
Arte
Você tem sensibilidade e talento para artes. Sabe cantar,
dançar, desenhar, pintar, fazer esculturas, tocar instrumentos
musicais...
Ciência
Você tem grandes conhecimentos sobre ciências em
geral, incluindo os mais obscuros.
Crime
Você é um ladrão, espião, falsário, arrombador ou outro
tipo de criminoso. Consulte o mestre para saber se esta
perícia está disponível para personagens jogadores.
Esporte
Você sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece
suas regras. Esta perícia não afeta seu desempenho em combate,
mesmo quando se trata de esportes como artes marciais,
boxe, arquearia...
Idiomas
Você é poliglota. Conhece as principais línguas do mundo,
e aprende outras com facilidade, mesmo as mais obscuras.
Se você não possui esta perícia, saberá falar apenas o
idioma mais comum no local da campanha e, caso pertença
a alguma raça não humana, seu idioma nativo.
Investigação
Você é um policial, detetive ou agente secreto, e conhece
técnicas de investigação. Sabe seguir pegadas, procurar
impressões digitais, usar disfarces, instalar explosivos,
decifrar códigos secretos, destrancar fechaduras e
desarmar armadilhas.
Máquinas
Você é bom com máquinas, veículos e computadores.
Sabe operar, pilotar, dirigir, construir e consertar qualquer coisa,
se tiver as peças e ferramentas certas.
Manipulação
Você sabe obter favores de outras pessoas por meios
diversos, através de truques, engodos ou ameaças.
Medicina
Você sabe dizer que tipo de doença um paciente tem,
como curá-la, e também pode fazer cirurgias. Quando alguém
precisa de cuidados médicos, você pode providenciar.
Sobrevivência
Você consegue sobreviver em lugares selvagens. Sabe
caçar, pescar, seguir pistas e encontrar comida e abrigo para
você e seus amigos.
Efeitos de Vantagens
e Desvantagens
Algumas vantagens e desvantagens podem afetar
testes de perícias. Eis alguns exemplos (o mestre pode
pensar em outros):
Aparência Inofensiva: +1 em Lábia e Sedução;
–2 em Interrogatório e Intimidação.
Arena: +2 em Sobrevivência
no local escolhido.
Código de Honra dos Cavalheiros: +1 em Sedução.
Código de Honra da Honestidade: –2 em Manipulação.
Boa Fama: +1 em Lábia e Sedução; –2 em Interrogatório
e Intimidação.
Genialidade: +2 em todas as perícias.
Inculto: –3 em todas as perícias, exceto Animais,
Esporte e Sobrevivência.
Insano: –2 em Manipulação.
Má Fama: +1 em Interrogatório e Intimidação; –1
em Lábia e Sedução.
Monstruoso: +1 em Interrogatório e Intimidação;
–2 em Lábia e Sedução

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